Polícia

GOLPE DO PIX: Receita Federal alerta para falso boleto do Simples Nacional

A guia falsa só oferece uma opção para pagamento e multa de até 225%

mm

Publicado

em

O boleto falso é enviado para os contribuintes e vem com multa altíssima. Foto: Reprodução Receita Federal

De acordo com a Receita Federal, os empresários optantes pelo Simples Nacional devem ficar de olho no novo golpe. Estelionatários enviam uma guia falsa para pagamento com falsa logomarca do Simples Nacional, CNPJ do contribuinte e uma multa de até 225% sobre o valor cobrado, caso a pessoa não pague no prazo determinado. Para representantes da Receita Federal, essa multa além de irreal é altíssima e é uma forma de tentar pressionar as possíveis vítimas a pagarem rapidamente o boleto falso, sem verificar antes as informações.

A guia falsa também aparece com vários dados incompletos em relação ao empresário optante pelo Simples Nacional e não oferece outra opção de pagamento, como código de barras, a não ser pelo PIX (com modalidade QR CODE). A Receita Federal explica que ao pagar dessa forma, o sistema direciona o valor para uma empresa privada chamada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA. Ainda de acordo com a Receita Federal, o boleto falso chega para os contribuintes por correspondência, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.

ORIENTAÇÕES

“Esses golpes, de envio de guias falsas, já é corriqueiro para o Microempreendedores Individuais, o MEI. Existem sites que imitam o portal oficial do governo e as pessoas só percebem quando é gerada uma guia para abertura do MEI. Mas nesse ponto o contribuinte já informou todos os seus dados. A orientação é que os empresários não paguem nada que chegar por correspondência e confiram com seus contadores antes, informando, inclusive,
sobre o recebimento de qualquer boleto que receberem por correspondência ou por e-mail. Não é prática da Receita Federal enviar guia do Simples. É obrigação do contador e do contribuinte apurarem o tributo e gerarem a guia”, explica Bruna Gonçalves, contadora do escritório Equilátero Gestão Contábil.

A equipe do portal Aqui pediu informações para Receita Federal sobre como está sendo encaminhada a investigação dessa falsa empresa e o que podem fazer os contribuintes que caíram no golpe, mas, até o momento, não tivemos resposta.

O alerta para quem precisa pagar boletos do Simples Nacional é verificar antes se há alguma pendência, o valor e a data de pagamento nos sites oficiais. Para tirar dúvidas, as pessoas podem buscar mais informações no site da Receita Federal ou no Portal do Simples Nacional

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.