Polícia

Guarda Civil de BH resgata cavalos que sofriam maus-tratos e comiam lixo

Os animais tinham feridas nas patas e sinais de que eram usados para puxar carroça

Publicado

em

Os cavalos comiam lixo e estavam machucados. Eles foram levados para um hospital veterinário. | Foto: GCMBH

Dois cavalos que sofriam maus-tratos foram resgatados por agentes da Guarda Civil de Belo Horizonte, na noite dessa quarta (30). Os agentes encontraram os animais na rua dos Geólogos, no bairro Alípio de Melo, região Noroeste da capital mineira. Os animais foram encontrados depois de denúncias de moradores.

Segundo a Guarda Civil, os cavalos estavam em situação de saúde crítica, com sinais graves de desnutrição, grande perda muscular, mancavam e tinham ferimentos nas patas da frente. No momento em que os agentes chegaram até o local onde os cavalos estavam, um dos animais tentava se alimentar de restos de alimentos encontrados em uma lixeira.

Com fome, cavalo rasga sacolas em lixeira para tentar se alimentar. Animal foi resgatado pela Guarda Civil Municipal de BH. | video: redes sociais

“A situação destes animais era crítica. Eles estavam muito magros e com muita fome. Além disso, tinham marcas que demonstram que eram usados para trabalhos forçados em carroças e cavalgadas”, explica Crislem Martins, supervisor do departamento de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.

De acordo com Martins, o tutor do animal fugiu assim que os agentes da Guarda Civil chegaram para resgatar os cavalos. Testemunhas informaram aos agentes que o homem já responde por outras denúncias de maus-tratos a animais. Os cavalos foram levados para o Hospital Veterinário da Faculdade Arnaldo, onde seguem internados. Exames de corpo de delito serão realizados nos animais para atestar os maus-tratos.

O caso deve ser encaminhado para a Delegacia Especializada na Investigação de Crimes contra a Fauna, do Departamento Especializado de Meio Ambiente (DEMA) da PCMG.

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.