Um homem foi flagrado capturando aves silvestres durante o incêndio que atinge a Serra do Curral, desde o fim da tarde dessa sexta-feira (9). Onze pássaros foram resgatados pela Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
De acordo com a corporação, ao perceber a chegada dos guardas, o suspeito abandonou sacolas com as gaiolas e conseguiu fugir. Os animais estavam presos.
“Fazíamos o monitoramento junto com a equipe da Fundação de Parques e brigadistas, para ver se tinha gente no local e alertar sobre os riscos . Quando chegamos próximo a uma trilha avistamos um cidadão caminhando em nossa direção, saindo do foco de incêndio. Quando ele viu o giroflex da viatura, deu meia volta e correu. Achamos suspeita a atitude, pensamos até que ele escondia drogas no local mas, para nossa surpresa, ele abandonou as gaiolas e conseguiu fugir. Como estava a noite e tinha muita fumaça, não conseguimos localizá-lo”, contou o inspetor Crislem Martins, chefe do Departamento de Meio Ambiente da Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte.
As aves foram recolhidas e encaminhadas para avaliação em uma clínica veterinária. Elas apresentavam quadro de desidratação.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Meio Ambiente.
Incêndio
O Corpo de Bombeiros combate há mais de 12 horas um incêndio de grandes proporções na Serra do Curral. Na manhã deste sábado (10), uma terceira linha de fogo avançava em direção à empresa Tamisa, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com o Tenente Durães, do Corpo de Bombeiros, haviam duas linhas de incêndio principais que ameaçavam torres de transmissão, mas elas foram debeladas e o risco eliminado. “Entretanto, uma terceira linha de fogo avançou em direção a uma empresa de mineração, um pouco mais afastado”, conta.
Pela manhã foram trocadas as equipes e os trabalhos seguem com a ajuda de helicópteros. “Hoje pela manhã iniciou-se um novo combate. Foi feita a troca de equipe e fizemos uma nova estratégia de combate com apoio de aeronave. Neste momento, já temos outras equipes trabalhando no local”, completou.
As chamas iniciaram nessa sexta-feira (9), ameaçando torres de transmissão de rádios e TVs e o Parque das Mangabeiras.