Um homem de 32 anos foi preso por suspeita de envolvimento na execução de um jovem, de 21. O crime ocorreu em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e teria relação com o tráfico de drogas.
A prisão foi feita Polícia Civil (PCMG), em Vespasiano, no Bairro Morro Alto, durante operação policial desencadeada na sexta-feira da semana passada (2/12).
O homicídio ocorreu em 5 de fevereiro deste ano, e teve a participação de outro suspeito, de 29 anos, que também foi preso pela equipe da Delegacia Especializada de Homicídios (DEH). Essa outra prisão foi feita anteriormente, no dia 21 de outubro, no Bairro São Benedito, na cidade onde o crime foi cometido.
Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (6/12), a titular da unidade, delegada Adriana das Neves Rosa, informou que vítima e investigados integravam o mesmo grupo criminoso.
Segundo a delegada, cerca de seis meses antes de ser morto, o jovem de 21 anos, durante abordagem policial, teve apreendida uma carga de drogas de propriedade dos suspeitos apontados como lideranças no tráfico – um seria o “patrão”; e o outro, o “gerente”. A vítima foi detida à época.
“Depois que saiu da prisão, a vítima chegou a ficar um tempo na casa de parentes na cidade do Rio de Janeiro, e, quando retornou para Santa Luzia, deixou de frequentar o local no qual eles atuavam, que é a Praça Carmem Miranda, no Bairro Londrina”, contou a delegada Adriana das Neves, apontando que a execução está ligada a uma perda de entorpecente comercializado pelo jovem morto, com prestação de contas aos chefes.
O momento do crime
A delegada Adriana das Neves informou ainda que a vítima saiu com o pai de carro para ir ao cabeleireiro. Ao retornarem, passaram a ser seguidos pela dupla. Um dos investigados estava em um veículo, e o outro pilotava uma motocicleta.
“Em dado momento, o pai da vítima, que era o motorista, parou para buscar algum tipo de informação. Então, o suspeito que estava no veículo parou o automóvel no meio da via, impedindo a circulação dos demais, e, quando o carro em que a vítima estava se aproximou, ele já desceu e começou a efetuar os disparos”, explica.
O jovem saiu do carro e tentou fugir dos suspeitos, sem sucesso. O traficante que estava de motocicleta ainda prestou apoio ao comparsa, que havia descido do carro disparando contra a vítima. Ambos assassinos fugiram na moto. O veículo utilizado pelo atirador foi deixado no local do crime, onde a polícia encontrou também um celular.
Indiciamento
O inquérito policial foi concluído e remetido à Justiça, com indiciamento dos homens por prática de crime de homicídio duplamente qualificado: por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. Ambos encontram-se no sistema prisional.