Polícia
Homem é preso por tentar matar jovem que o teria denunciado
Tentativa de homicídio foi registrada em junho deste ano. Depois de recuperada, vítima deu informações que levaram à prisão do suspeito
Um homem de 23 anos foi preso pela Polícia Civil por tentar matar um jovem, de 21, em junho deste ano no Bairro Granja Werneck, em Belo Horizonte. O suspeito foi detido na noite dessa terça-feira (29/11) no Novo Aarão Reis, na Região Norte da capital. No local também foram apreendidas drogas. Um segundo homem apontado por participação no crime, de 34 anos, está foragido.
O autor da tentativa de assassinato foi descoberto após um trabalho em conjunto entre as polícias Civil e Militar. O delegado José Olegário, do Núcleo de Prevenção e Repressão aos Crimes de Tentativa de Homicídio (NPRCTH), da Delegacia Regional em Venda Nova, revelou que o homem detido e o comparsa teriam tentado matar o rapaz por acreditar que eles teriam sido denunciados pela vítima, pelo envolvimento com o tráfico de drogas nos bairros Padre Miguel e Ribeiro de Abreu, em BH, e parte da cidade de Santa Luzia, na região metropolitana.
“Como os investigados eram conhecidos da vítima, esta conseguiu identificá-los ao sobreviver à tentativa de assassinato, e nossas apurações progrediram até que representamos pelo mandado de prisão temporária, cumprido com o auxílio da equipe do 13º Batalhão de Polícia Militar”, contou o delegado Olegário.
Segundo as investigações, no dia anterior ao crime, a vítima, que tinha sido obrigada, por conta de uma dívida, a realizar serviços de venda de drogas, foi impelida pelos suspeitos a trabalhar novamente em um ponto de tráfico de entorpecentes, mesmo ela já tendo cumprido os serviços combinados com os envolvidos naquela data.
Em 23 de junho, ao se deslocar para o local marcado, o homem foi surpreendido pelos dois suspeitos, que o forçaram a entrar em um carro. No interior do veículo, a vítima sofreu diversas ameaças psicológicas até que a dupla a levou para um terreno baldio. Lá, o o suspeito de 23 anos, a mando do mais velho, disparou quatro vezes contra ela.
“A vítima se fingiu de morta e, por isso, conseguiu sobreviver. Com os suspiros, pensando que haviam matado a vítima, abandonaram o local onde ela estava. Conseguiu, mesmo ferido, pedir socorro e acabou socorrido e levado para uma unidade hospitalar, onde foi tratado”, explica o delegado.
Depois de deixar o hospital, a vítima da tentativa de homicídio passou as informações e a identificação dos suspeitos. Ela ainda deu informações sobre dois outros possíveis envolvidos, que seriam membros da mesma facção e teriam participado do tribunal do crime que decidiu pela execução dela.
“Posteriormente, ela confirmou à polícia a identidade dos investigados”, completou o delegado, acrescentando que outros possíveis integrantes da mesma associação criminosa são investigados.
A prisão do suspeito de atirar na vítima aconteceu quando ele saía de casa. Depois de efetuar a prisão, os policiais fizeram uma revista no local e apreenderam meia barra de maconha e porções pequenas da mesma droga, além de apetrechos comumente utilizados para distribuição de entorpecentes.
Por isso, além de ser autuado por tentativa de homicídio, o suspeito foi também autuado por flagrante no tráfico de drogas. Depois de ser ouvido na delegacia, ele foi transferido para o sistema prisional. Ele já possui passagens policiais pelos crimes de homicídio, tráfico de drogas, roubo e furto.