Caso envolve desvio de finalidade de veículo cedido ao batalhão pelo Gaeco e mobiliza apuração interna e do Ministério Público
O Ministério Público do Maranhão apura uma denúncia contra um major da Polícia Militar suspeito de utilizar uma viatura do 14º Batalhão de Imperatriz, no interior do estado, para um encontro pessoal com outra policial em um motel da cidade.
O caso, ocorrido em data não divulgada, teve início após um ex-proprietário do veículo reconhecer a viatura na entrada do local e decidir seguir o carro até confirmar o uso indevido.
Segundo as investigações preliminares, o oficial teria entrado no motel acompanhado de uma policial militar que, de acordo com fontes ligadas à apuração, é casada com um agente da Polícia Civil.
A viatura, que estava a serviço da corporação e deveria estar empenhada em ações de segurança pública, havia sido cedida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) para operações de combate ao crime.
O flagrante levou o Ministério Público a instaurar um procedimento investigativo, sob responsabilidade do promotor de justiça do Gaeco, Luiz Muniz Rocha Filho. Segundo o promotor, o caso foi encaminhado ao Sistema de Segurança Pública com autorização judicial.
“Com certeza tudo será devidamente apurado por quem de direito e, provado os fatos noticiados, será devidamente responsabilizado quem porventura tenha cometido alguma ilegalidade”, afirmou.
Além da apuração ministerial, a Polícia Militar também instaurou um procedimento administrativo interno para apurar a conduta profissional do major.