Saúde
Anvisa apreende suplementos e adoçante por irregularidades
Produtos da Angry Supplements e Impossible Sugar Veganutris têm rótulos incompletos e composição fora das normas do órgão
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, na quarta-feira (15), a apreensão e suspensão da comercialização dos suplementos alimentares da marca Angry Supplements e do “mix de adoçantes” Impossible Sugar Veganutris.
A decisão foi publicada após a constatação de irregularidades na composição e na rotulagem dos produtos.
Veja mais:
- Produtos da Aquária Cosmética Natural devem ser recolhidos, determina Anvisa
- Anvisa apreende café contaminado com vidro
- Anvisa proíbe venda de marca ‘clandestina’ de azeite
Suplementos sem registro e rótulos em idioma estrangeiro
De acordo com o órgão, os suplementos da Angry não possuem registro no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e foram identificados com rótulos em língua estrangeira, sem informações obrigatórias como lista de ingredientes, valores nutricionais e advertências de uso.
Adoçante com açúcar e ingrediente não autorizado
O “mix de adoçantes” da Veganutris também apresentou inconsistências. Embora o rótulo indique a expressão “zero açúcar”, a tabela nutricional aponta 3,9 g de açúcares totais a cada 100 g do produto.
A fórmula contém ainda inulina, ingrediente não autorizado para a categoria de adoçantes de mesa. A rotulagem carece de informações essenciais, como denominação de venda e orientações de preparo.