Anvisa suspendeu lotes de produtos | (Ascom/Anvisa)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da comercialização e do uso de oito lotes do suplemento D-Ômega, uma combinação de Ômega 3 e vitamina D, fabricado pela DVN Pharma. A decisão foi comunicada por meio do Diário Oficial da União.
A identificação do problema ocorreu após a empresa responsável pelo suplemento, Divina Distribuidora de Vitaminas Naturais Ltda, perceber uma falha relacionada à informação do prazo de validade em determinados lotes do D-Ômega.
O erro motivou a fabricante a notificar a Anvisa e iniciar, de forma voluntária, o recolhimento desses lotes no mercado brasileiro.
O suplemento D-Ômega atingido pela decisão da Anvisa refere-se especificamente a oito lotes, cujos códigos são:
Essas unidades apresentaram divergências na declaração da validade, o que contraria as regulamentações sanitárias estabelecidas para suplementos alimentares no Brasil. A empresa fabricante declarou, ainda, que o recolhimento é uma medida preventiva e segue as melhores práticas do setor para lidar com esse tipo de ocorrência.
Vale ressaltar que, segundo as normas atuais da vigilância sanitária, todas as informações relativas a alimentos e suplementos, incluindo data de validade e dados de identificação, devem ser precisas. A RDC 727/2022, artigo 4º, reforça que itens com informações incorretas podem ser recolhidos e proibidos de serem comercializados.