Saúde

DJ sofre múltiplas amputações após contrair superbactéria

O DJ Julio Andrade, de 35 anos, sofreu múltiplas amputações ao contrair uma superbactéria no hospital Casa de Portugal, na cidade do Rio de Janeiro. O artista perdeu a perna esquerda, dedos da mão direita e do pé direito.

Julio nasceu na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro e já atua como DJ desde os 19 anos. Ele se formou em jornalismo e trabalhava como assessor parlamentar na Câmara do Rio. O homem é casado com a também jornalista Maira Gama, com quem teve o pequeno João Francisco, de 6 meses. O bebê nasceu apenas 4 dias após o pai ganhar alta hospitalar.

Advertisement

A infecção

O DJ se submeteu a uma cirurgia ortognática a fim de corrigir um quadro de apneia do sono. O procedimento foi um sucesso. Porém, pouco antes de receber alta, o homem acabou contraindo a chamada superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase).

Leia mais

A infecção que começou nos pulmões logo se alastrou para outros órgãos como os rins, o fígado e a medula.

Foram 40 dias sem ter consciência do que acontecia ao seu redor, além de 13 cirurgias, duas paradas cardíacas e a informação de que a chance de sobrevivência era de apenas 3%.

Em nota, o hospital Casa de Portugal afirmou: “Ressalte-se que todos os procedimentos cabíveis e adequados ao hospital foram realizados em prol do restabelecimento da saúde do paciente e lamentamos o desfecho de sua cirurgia eletiva. E que seguimos todas as normas de controle de infecção e cirurgia segura. Reiteramos ainda que em respeito ao paciente e ao sigilo médico, maiores esclarecimentos serão prestados pela via adequada.”

MARIA LUÍZA AMORIM MENDES

Advertisement