Saúde
Doença desconhecida mata 53 pessoas em poucas horas e preocupa OMS
De acordo com a OMS, as primeiras vítimas apresentaram sintomas após comerem carne de morcego
Uma doença desconhecida matou cerca de 53 pessoas no noroeste da República Democrática do Congo (RDC) desde janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enfermidade já atingiu pelo menos 431 pessoas e possui uma taxa de letalidade de 12,2%.
Das vítimas, cerca de metade morreu em até 48 horas após o início dos sintomas, que incluem febre, vômito, diarreia, dores musculares e fadiga. Ainda de acordo com a OMS, as primeiras vítimas apresentaram sintomas após comerem carne de morcego.
Leia também:
- Vizinho confessa ter matado gerente bancária no interior de SP, e é preso
- Risco à saúde: as duas partes do corpo que você não pode esquecer de lavar no banho
- Tubarão engole câmera de brasileira e imagens impressionam
Vilas atingidas
O surto pode ter começado em duas vilas diferentes. Em Boloko, três crianças morreram entre os dias 10 e 13 de janeiro, apresentando febre hemorrágica e vômito com sangue após consumirem o animal. Outras quatro crianças morreram na sequência.
Já em Bomate, as autoridades relataram um segundo foco da doença, com 419 casos e 45 mortes até o dia 15 de fevereiro.
Quais são os riscos de epidemia?
Amostras foram analisadas e descartaram Ebola e Marburg como causas da doença desconhecida. Agora, a OMS investiga se o surto pode estar relacionado a malária, febre hemorrágica viral, intoxicação alimentar, febre tifoide ou meningite.
A entidade alerta para a falta de laboratórios bem equipados e de vigilância epidemiológica adequada, o que dificulta o controle da doença.
“Medidas de prevenção estão em andamento, mas podem ser insuficientes caso a doença seja altamente transmissível.”
relatório da OMS
O mistério sobre a origem da doença e sua rápida disseminação aumentam a preocupação das autoridades de saúde, que aguardam novos resultados laboratoriais para confirmar a causa do surto.