O estadunidense alegou fazer dieta carnívora para ter mais disposição e emagrecer. Divulgação/Jama
Um homem de 40 anos ficou cerca de oito meses comendo apenas produtos de origem animal e alcançou altos níveis de colesterol, que acabou ‘vazando’ pelas mãos. Com o objetivo de emagrecer e ter mais disposição, ele chegou a comer quatro quilos de queijo por dia.
O caso foi publicado no “Journal of the American Medical Association” (Jama). O paciente é morador da Flórida, nos Estados Unidos, e procurou atendimento médico ao perceber caroços amarelos nas mãos, pés e cotovelos.
Leia também:
Após consulta, os médicos o diagnosticaram com xantelasma, condição caracterizada por um acúmulo de gordura e colesterol na pele. Aos profissionais de saúde, o homem contou que nos últimos oito meses, seus hábitos alimentares incluíam quatro quilos de queijo, tabletes inteiros de manteiga e gordura adicional incorporada em seus hambúrgueres diariamente.
Na conversa, ele disse aos médicos que a dieta tinha feito com que ele perdesse peso, se sentisse mais disposto e dado maior clareza mental. Nos exames, ele tinha os níveis de colesterol até cinco vezes mais altos do que o recomendado.
Quando em níveis altos, o colesterol pode agredir as artérias (vasos que transportam sangue do coração para os diferentes tecidos). Além disso, ele faz com que se formem placas de gordura que podem causar AVC e infarto.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 40% da população brasileira tem índices altos. Uma pesquisa recente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aponta que uma em cada quatro crianças e adolescentes está com colesterol alto no Brasil.