Saúde
Homem morre após ser atingido por touro em festival
Evento conhecido como “corraleja” mantém-se em brecha legal após proibição das touradas
Yovanis Márquez, 35, morreu no sábado (9) após ser atingido por um touro durante a “corraleja”, festa popular realizada em Fundación, no departamento de Magdalena, na Colômbia. Ele foi ferido ao tentar saltar sobre o animal e não resistiu aos ferimentos.
- Vídeo: peão de 20 anos morre pisoteado por touro em rodeio
- Vídeo: Touro invade show de Ana Castela em rodeio e fere 13 pessoas
- Duas pessoas seguem internadas após touro invadir platéia em rodeio no interior do estado
Segundo relatos de participantes, Márquez correu na direção do touro, mas não conseguiu completar o salto. O animal o atingiu com os chifres. Socorrido, ele foi levado a um hospital da região, mas morreu pouco depois.
Este es el momento en que un hombre identificado como Yovani Romo fue alcanzado por un toro en las corralejas de Fundación, Magdalena.
— Plataforma ALTO (@PlataformaALTO) August 10, 2025
El hombre falleció ayer tras ser corneado por un toro malherido, en un acto de defensa propia, en medio de las "fiestas" del municipio.
El año… pic.twitter.com/oe8oUIp0aD
Disputa em torno da “corraleja”
Em 2023, a Colômbia aprovou a lei “Chega de Olé”, que proíbe touradas no país. A medida foi proposta pela senadora Esmeralda Hernández.
Organizadores de festivais, no entanto, têm mantido a realização das “corralejas”, alegando que o formato não se enquadra na definição legal de tourada.
Esses eventos consistem em soltar um touro em meio ao público, que interage e provoca o animal, prática tradicional em algumas regiões do país.