Saúde

Mulher quebra rosto em acidente ao apoiar pés no painel

Grainne Kealy, então com 22 anos, quebrou todos os ossos do rosto ao sofrer um acidente em 2006, na Irlanda, quando o jipe em que estava como passageira bateu contra um muro. 

No momento da colisão, seus pés estavam apoiados sobre o painel, diretamente sobre o airbag. O dispositivo inflou e projetou seus joelhos contra o rosto, causando múltiplas fraturas.

Advertisement


O impacto do airbag

O funcionamento do equipamento de segurança foi decisivo para a gravidade dos ferimentos. O airbag se abre a velocidades que podem ultrapassar 300 km/h. 

Naquela manhã, ao inflar, o dispositivo projetou as pernas de Grainne contra o crânio com força equivalente a um impacto a 190 km/h.

Além das fraturas, ela sofreu vazamento de líquido cefalorraquidiano, perdeu dentes e apresentou convulsões. Passou por várias cirurgias e enfrentou complicações durante o processo de recuperação.

Cirurgias e prótese craniana

Um ano após o acidente, Grainne voltou ao hospital com problemas relacionados às lesões iniciais. Os médicos precisaram remover sua testa, deixando-a sem parte do crânio até 2009, quando recebeu uma prótese de cerâmica feita sob medida na Itália.

Atualmente, aos 41 anos, ela relata sequelas cognitivas e físicas, como dificuldade de concentração, lapsos de memória e dores de cabeça frequentes.

Ana Clara Parreiras

Jornalista formada pelo UniBH, com experiência em comunicação corporativa, social media, marketing e redação. Já atuou na comunicação da Associação dos Suinocultores de Minas Gerais, no marketing do grupo Diários Associados e na redação do Jornal Estado de Minas. Atualmente, é repórter e redatora nos portais Sou BH e Aqui.

Advertisement