Saúde
Ressaca fica pior com a idade? Veja o que diz novo estudo
Cientistas descobriram novas informações sobre a famosa “ressaca”; confira
Se você é jovem e percebe que os sintomas da ressaca parecem mais intensos após uma noite de consumo de bebidas alcoólicas, talvez não esteja totalmente enganado. Um estudo conduzido por cientistas da Universidade de Utrecht, na Holanda, concluiu que pessoas entre 18 e 35 anos tendem a apresentar sintomas mais severos de ressaca.
Com o passar dos anos, as pessoas passam a lidar melhor com os sintomas da ressaca e os consideram menos intensos. Esse resultado vai contra estudos anteriores que afirmavam que a ressaca se torna pior com o envelhecimento.
Porém, os pesquisadores holandeses afirmam que, além da ressaca se tornar menos intensa e menos frequente com a idade, os indivíduos também relatam sentir menos os efeitos do álcool, mesmo consumindo a mesma quantidade.
O que é a ressaca?
Beber álcool em excesso provoca uma série de reações no corpo, conhecidas como ressaca. A falta de hidratação, a irritação no estômago, processos inflamatórios, mudanças hormonais e o esforço do fígado para eliminar o álcool são as principais razões para esse mal-estar.
Leia mais
- Creme dental da Colgate é interditado por Anvisa após reações adversas
- VÍDEO: funcionário é pego colocando soda cáustica em bebedouro
- Mulher é presa ao sair de hospital sem pagar silicone e lipoaspiração em BH
Os efeitos mais comuns incluem dor de cabeça, enjoo, tontura, cansaço, sede extrema, incômodo com luz e barulho, dificuldade para se concentrar e sensação de desconforto generalizado. A gravidade da ressaca varia conforme a pessoa e depende da quantidade de álcool ingerida, do nível de hidratação, do funcionamento do organismo e da idade.
Em geral, os sintomas aparecem entre seis e oito horas após o fim do excesso alcoólico e podem ser observados por até 20 horas.
Bebidas alcoólicas podem conter impurezas tóxicas, como metanol, óleos fúseis, álcoois superiores e aldeídos. O consumo de bebidas com alta concentração dessas substâncias, como bourbon, uísque e tequila, tende a provocar uma ressaca mais intensa.