O dia 15 de março marca a comemoração do Dia Mundial do Consumidor. Para comemorar a data, a Polícia Civil de Minas Gerais divulgou uma cartilha com informações sobre criptomoedas. Com uma ascensão rápida no mercado de investimentos nos últimos anos, o mercado de criptomoedas vem chamando a atenção das pessoas devido a praticidade em que você pode investir o seu dinheiro.
“As criptomoedas passaram a chamar a atenção dos investidores em razão da expressiva valorização nos últimos anos. Mas, esse cenário também atraiu criminosos e os golpes estão cada vez mais comuns”, disse a delegada Danúbia Quadros, da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor.
A ideia da cartilha é introduzir o assunto às pessoas que não são familiarizadas e, também, informar os cuidados necessários com o mercado de moedas virtuais, que está atraindo investidores e, também, criminosos.
Segundo a cartilha, um dos golpes mais comuns no mundo das criptomoedas são os sites impostores, conhecidos como phishing. Eles são criados para parecer uma empresa real e atrair a atenção dos investidores.
Ela também alerta para os golpes com aplicativos de celular falsos, as já famosas pirâmides financeiras e, também, para as empresas e corretoras que buscam aplicar golpes em seus clientes.
Para evitar esses golpes, é importante que os investidores de primeira viagem busquem uma empresa autorizada e já consolidada no mercado. Outra dica presente na cartilha é diversificar sua carteira de investimentos, ou seja, investir seu dinheiro em diferentes locais.
Para a delegada é fundamental que a pessoa se informe bem, busque orientações com os especialistas e utilize sites ou plataformas conhecidas.
É sempre bom lembrar que, caso a pessoa tenha sido vítima de algum golpe, deve procurar a delegacia e tomar as providências criminais.
Clique AQUI para acessar a cartilha.