Serviços
Veja o que abre e fecha em BH neste feriado do Dia do Trabalhador
Confira funcionamento dos equipamentos públicos e comércio de Belo Horizonte durante feriado de Dia do Trabalho e ponto facultativo
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH) e a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) divulgaram como será o funcionamento do comércio em Belo Horizonte durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º). A Prefeitura também detalhou os serviços públicos que estarão disponíveis. Confira:
Comércio e supermercados
Neste feriado, o comércio de rua e os shoppings de BH funcionam normalmente, conforme a Convenção Coletiva de Trabalho. Para abrir, as lojas devem cumprir exigências com os funcionários, como pagamento de adicional de alimentação (R$ 46,86), hora extra com 70% de acréscimo, folga compensatória em até 60 dias e fornecimento de vale-transporte. Nos shoppings, o funcionamento será das 14h às 20h, com exceção dos shoppings Cidade, Norte e Anchieta Garden, que funcionam das 10h às 16h.
Supermercados da capital e de algumas cidades da Região Metropolitana — como Nova Lima, Lagoa Santa e Vespasiano — também poderão abrir, conforme decisão individual de cada empresa. Em outros municípios da região, a abertura está sujeita à convenção local.
Leia também:
- Tiradentes: entenda por que 21 de abril é feriado em todo o país
- Dia 25 é feriado? Veja onde a data é comemorada
- Dia de São José: é feriado? Saiba onde a data é comemorada
Serviços públicos
A Prefeitura de BH decretou ponto facultativo na sexta-feira (2). Confira como ficam os serviços:
Parques e Zoobotânica
A maioria dos parques municipais estará aberta entre os dias 1º e 4 de maio. O Zoológico e o Jardim Botânico funcionam das 8h às 17h, e o Aquário do Rio São Francisco, das 8h30 às 16h30. Duas unidades estarão fechadas: Jardim das Nascentes e Alexander Brandt.
Assistência social
Abrigos e casas de passagem funcionam normalmente. Já CRAS, CREAS e centros de referência estarão fechados de 1º a 4 de maio. Alguns Centros POP e serviços de abordagem social funcionam com horários reduzidos.
Leia também
- Prefeitura de BH decreta novo feriado municipal; saiba quando será
- Entenda como o chefe da Igreja se sustenta sem ganhar salário
- Apenas 7 mulheres podem usar branco ao lado do Papa; saiba quem são elas
Segurança alimentar
Restaurantes populares oferecem refeições apenas para pessoas em situação de rua nos dias 1º, 3 e 4. No dia 2, o atendimento é normal. Feiras, mercados e centros de abastecimento terão funcionamento facultativo, com exceções como o Mercado Distrital do Cruzeiro, que abre no dia 1º das 7h30 às 13h.
Saúde
Unidades de urgência (UPAs, SAMU e Hospital Odilon Behrens) funcionam 24h todos os dias. Centros de saúde não abrem no feriado, mas reabrem na sexta (2), das 7h às 17h. Outros serviços especializados voltam a funcionar normalmente na sexta.
Confira o funcionamento de todos os equipamentos no site da Prefeitura de BH.