Celebrações estaduais e municipais também aumentam as chances de feriadões | Reprodução/PxHere
Em 2026, os feriados nacionais serão favoráveis para quem deseja estender o descanso ou as aventuras: nove de dez datas importantes cairão em dias úteis, tornando o ano um dos mais vantajosos em termos de planejamento de folgas.
Leia também:
Sete desses feriados acontecerão em segundas ou sextas-feiras. Além disso, há possibilidade de estender outras celebrações, como Confraternização Universal (quinta-feira) e Tiradentes (terça-feira), transformando-os em períodos mais longos de folga com um dia adicional. No total, até nove feriados nacionais poderão ser emendados estrategicamente.
Incluindo os pontos facultativos, como Carnaval e Corpus Christi, o número de dias úteis com chance de emenda ultrapassa 10. O Carnaval, por exemplo, acontece em três dias consecutivos (segunda, terça e quarta de Cinzas) e costuma ser tratado como um único período de descanso em muitas localidades. Feriados estaduais e municipais também aumentam as oportunidades de folga.
Embora o governo ainda não tenha divulgado oficialmente a lista de pontos facultativos para 2026, as datas mencionadas costumam ser adotadas anualmente.
É importante destacar que trabalhadores com registro em carteira e que não atuam em funções essenciais têm direito a folga nos feriados. Se precisarem cumprir expediente nessas datas, a legislação prevê que recebam uma folga compensatória ou o pagamento em dobro pelo dia trabalhado.