O encontro inesperado: jovem cai na boca de baleia-jubarte no Chile e escapa ileso
O que era para ser uma tranquila expedição de trekking e packrafting pelo Estreito de Magalhães, no sul do Chile, transformou-se em um episódio impressionante para o venezuelano Adrián Simancas, de 24 anos. No último sábado (10), durante a aventura ao lado do pai, Dell Simancas, o jovem foi engolido momentaneamente por uma baleia-jubarte e, por sorte, saiu ileso.
O incidente ocorreu por volta das 15h, enquanto Dell filmava o filho remando em um caiaque. De forma repentina, o gigantesco cetáceo emergiu das águas geladas, provocando um forte estrondo e, em instantes, Adrián desapareceu. O jovem foi engolido, mas, segundos depois, a baleia o libertou, e ele voltou à superfície com seu caiaque.
Apesar do susto, pai e filho decidiram encerrar a expedição naquele momento. “Foi um choque enorme, algo que jamais imaginamos vivenciar”, contou Dell ao portal BioBioChile. No entanto, o episódio não desmotivou a dupla, que já planeja futuras expedições – agora com mais cautela.
Embora seja uma experiência extremamente rara, há registros ocasionais de pessoas acidentalmente engolidas por baleias. As jubartes, que podem atingir até 15 metros de comprimento e pesar mais de 30 toneladas, alimentam-se principalmente de pequenos crustáceos e peixes, capturando grandes volumes de água e filtrando os alimentos com suas barbatanas.
O comportamento da baleia-jubarte sugere que a ingestão de Adrián foi acidental, já que esses animais não atacam humanos. Durante o mergulho para se alimentar, o jovem pode ter sido pego pelo movimento de sucção do animal, sendo expelido logo em seguida.