Cidades
Saiba o que Bolsonaro vai fazer no 8 de janeiro e onde
O ex-presidente Jair Bolsonaro decidiu passar o próximo dia 8 de janeiro em uma casa de praia em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Essa data marca um ano dos atos que atacaram as sedes dos Três Poderes.
No Congresso Nacional, será realizado um ato simbólico que reunirá os chefes dos Três Poderes e outras autoridades em nível federal, estadual e municipal.
Bolsonaro, atualmente presidente de honra do partido PL, reside em Brasília, mas desde o final de 2023, está longe da capital. Ele passou o fim de ano em São Miguel dos Milagres, Alagoas, seguiu para o Rio de Janeiro e agora estará em Angra.
O ex-presidente é investigado por supostamente ter incitado os invasores do dia 8 de janeiro de 2023. Ele já prestou depoimento à Polícia Federal sobre o caso.
Leia também: “Janja e Bolsonaro”: saiba se esposa de Lula pediu essa selfie a ele
O relatório da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do 8 de Janeiro, aprovado em outubro no Congresso Nacional, aponta Bolsonaro como autor intelectual ou moral dos ataques às instituições ocorridos na data mencionada.
O documento pede seu indiciamento, assim como de assessores que ocuparam cargos de confiança no governo anterior, incluindo oficiais do Exército.
De acordo com o parecer, Bolsonaro e seus auxiliares tinham como objetivo um golpe de Estado para se manterem no poder. O ex-presidente é sugerido para indiciamento por prática dolosa (intencional) nos crimes de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Se condenado, as penas somam 29 anos.