x

Saúde

HMPV: entenda o vírus que tem preocupado autoridades na China

O metapneumovírus humano (HMPV) tem gerado preocupação causando doenças respiratórias em pessoas de todas as idades

mm

Publicado

em

Conheça o vírus que tem se espalhado pela China, o HMPV. Foto: Karoline Barreto
Conheça o vírus que tem se espalhado pela China, o HMPV. Foto: Karoline Barreto

Nesse começo de ano, o aumento de casos do vírus HMPV na China foi motivo de atenção das instituições de saúde e preocupação da população. O metapneumovírus humano (HMPV) não é um vírus novo, ele foi detectado ainda em 2001, na Holanda e, na maioria dos casos, ele costuma causar apenas sintomas leves, como os de um resfriado comum. No entanto, o risco de quadros graves é maior para crianças, idosos e pessoas imunocomprometidas.

Para o Brasil, o metapneumovírus humano nunca foi uma causa significativa de síndrome respiratória aguda grave, e continua não sendo. Na China, há alguns anos, o aumento sazonal de vários vírus é comum e esperado. Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que não há sinais de surtos incomuns e que o sistema de saúde chinês não está sobrecarregado.

O que é o HMPV?

O HMPV é um tipo de microorganismo mais conhecido por causar doenças graves em crianças e idosos. Devido à grande densidade populacional da China, o aumento dos vírus sazonais podem causar preocupação pelo número de pessoas contaminadas e eventuais casos graves.

O vírus vai se espalhar pelo mundo?

O HMPV já foi identificado em outras partes do mundo, especialmente durante o inverno e a primavera.

A questão é que nem todos os países realizam testes regulares ou publicam dados sobre sua circulação. Isso significa que, embora o vírus seja relativamente comum, a forma como ele é monitorado e os dados disponíveis podem variar de acordo com as políticas de saúde de cada nação.

No Brasil, ele foi registrado em 2004 e, desde então, tem sido acompanhado pelas autoridades de saúde.

LEIA TAMBÉM

Como o HMPV é transmitido?

O metapneumovírus humano é transmitido aos humanos principalmente por via respiratória, se espalhando através de gotículas de saliva ou secreções respiratórias. Ele pertence à família do vírus da caxumba, do sarampo e até da gripe.

Quais os sintomas do HMPV?

Os sintomas mais comuns incluem tosse, febre, congestão nasal e dificuldade para respirar. Quando o quadro piora, ele pode levar a doenças mais graves, como bronquiolite ou pneumonia.

Como é o tratamento?

Não há vacinas ou tratamentos antivirais aprovados para o vírus. O tratamento para o metapneumovírus é basicamente de suporte e cuidados com o corpo.

As medidas de prevenção são as mesmas que valem para outros vírus respiratórios, como, por exemplo, lavar as mãos com frequência, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, manter os doentes isolados e usar máscara, especialmente quando estiver em contato com pessoas mais vulneráveis, como crianças e idosos.