x

Cidades

Carnaval de BH terá tecnologia de reconhecimento facial para identificar suspeitos

O uso do reconhecimento facial no Carnaval será um teste para outros eventos de grande porte

Publicado

em

Carnaval de BH terá nova tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas com mandados de prisão
Carnaval de BH terá nova tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas com mandados de prisão. Foto: Cristiano Machado/Divulgação

O Governo de Minas Gerais apresentou, nessa quarta-feira (19), uma nova tecnologia de reconhecimento facial que será utilizada pela Polícia Militar (PMMG) para identificar pessoas com mandados de prisão em aberto durante o Carnaval de Belo Horizonte.

Leia também:

Como vai funcionar?

Segundo o Governo de Minas, a tecnologia será empregada por meio de câmeras inteligentes acopladas a drones, nos Postos de Observação Elevada (POE) e em Bases de Segurança. Essas câmeras possuem capacidade de filmar em 360º e identificar pessoas em um raio de até quatro quilômetros.

Dessa forma, as imagens captadas serão enviadas em tempo real a uma central de videomonitoramento, onde serão analisadas e comparadas com o banco de dados da Polícia Militar.

Teste para futuras operações

O uso da tecnologia no Carnaval servirá como um teste estratégico para possível expansão a outros eventos de grande porte. Conforme o vice-governador de Minas, Mateus Simões, a alta concentração de pessoas em festas populares facilita a ação de criminosos, e a ferramenta é uma forma de ampliar a segurança.

Desde que a ferramenta começou a ser utilizada em Belo Horizonte, antes mesmo do Carnaval, 116 pessoas já foram presas.