Notícias
Incêndio no centro histórico de Salvador atinge Câmara de Vereadores
O incêndio obrigou a evacuação do prédio e gerou preocupação quanto à segurança do Patrimônio Histórico de Salvador
Na tarde desta segunda-feira (24), um incêndio surpreendeu a cidade ao atingir a Câmara de Vereadores de Salvador, localizada no Centro Histórico. O fogo começou no sistema de ar condicionado do Salão Nobre – onde ocorrem as sessões – e obrigou a evacuação imediata do prédio. Felizmente, não houve registro de feridos.
Os bombeiros militares mobilizaram, pelo menos, três caminhões para combater as chamas que, segundo relatos, concentraram-se principalmente no teto do edifício. A Polícia Militar também esteve presente, enquanto a Superintendência de Trânsito do Salvador interditou a rua na Praça Thomé de Souza para facilitar o trabalho dos profissionais de resgate.
Patrimônio Histórico e Cultural em Risco
O prédio, datado de 1696, é um dos mais antigos da cidade e possui tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Situado próximo a importantes pontos turísticos – como o Elevador Lacerda, a Cruz Caída e o Pelourinho – o imóvel representa não apenas um espaço de atividades legislativas, mas também um marco cultural da capital baiana. Até o momento, o Iphan não se pronunciou oficialmente sobre o ocorrido.
Leia também:
- Tragédia em Salvador: duas crianças morrem com suspeita de envenenamento
- Homem perde as pernas após queimar o dedo na frigideira
- “Igreja de Ouro”: o que se sabe sobre o desabamento que matou turista em Salvador
Contexto de desastres no centro histórico
Este incidente ocorre apenas 20 dias após o trágico desabamento do teto da Igreja de São Francisco, popularmente conhecida como “igreja de ouro”. Na ocasião, uma pessoa perdeu a vida e outras cinco ficaram feridas, o que levou a uma intensificação das vistorias e interdições em diversas construções históricas da região.