x

Mundo

Cardeais definem quando conclave irá eleger novo papa; confira data

Apesar de os últimos dois conclaves durarem apenas dois dias, cardeais imaginam que assembleia será mais longa desta vez

Publicado

em

Cardeais reunidos para votação de conclave
Cardeais se reúnem para conclave em 7 de maio (Foto: Reprodução/Vatican News)

A partir de quarta-feira que vem, 7 de maio, o Colégio Cardinalício inicia o conclave para definir qual cardeal será o novo líder da Igreja Católica. Desde a morte do papa Francisco, a data vem sendo discutida entre os cardeais responsáveis.

Mesmo faltando alguns dias para a assembleia que irá eleger o novo papa, o lugar onde os conclaves são realizados já foi fechado. A Capela Sistina está sendo preparada, então, para receber a votação.

Leia também:

Quanto tempo dura um conclave?

Apesar dos últimos dois conclaves durarem apenas dois dias, em 2005 e 2013, o cardeal sueco Anders Arborelius afirmou que espera uma assembleia mais longa desta vez. Isso porque muitos cardeais nomeados por Francisco ainda não se conhecem.

Inclusive, cerca de 80% dos cardeais participantes do conclave foram nomeados pelo papa Francisco. Alguns deles representam lugares inéditos no conclave, como Mianmar, Haiti e Ruanda.

Especulações sobre o próximo papa

A morte do papa Francisco e a procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, que reuniu mais de 400 mil pessoas em Roma, reforçaram a popularidade do pontífice e geraram especulações sobre o seu sucessor.

Para o cardeal alemão Walter Kasper, a presença massiva nas cerimônias é um sinal claro de que os fiéis desejam a continuidade do projeto reformista iniciado por Francisco. “O povo de Deus votou com os pés”, afirmou Kasper, de 92 anos, ao jornal La Repubblica.

Papado de Francisco

Primeiro papa latino-americano, Francisco abriu espaço para discussões internas sobre temas como a ordenação de mulheres e a inclusão de católicos LGBTQIAPN+. Apesar disso, a ala conservadora já se mobiliza para eleger um sucessor mais alinhado a uma visão tradicionalista da Igreja.