x

Saúde

Recém-nascidos recebem soro contra picada de cobra por engano em hospital

Segundo hospital, nenhum dos bebês apresentou reação adversa após erro

Publicado

em

Fachada do Hospital Santa Cruz de Canoinhas
Hospital Santa Cruz de Canoinhas é investigado após erro na troca de medicamentos (Reprodução)

Recém-nascidos internados em uma maternidade receberam soro antiofídico, medicamento usado no tratamento de picadas de cobra, em vez da vacina contra hepatite B. O caso aconteceu no Hospital Santa Cruz de Canoinhas, em Santa Catarina, entre os dias 9 e 11 de julho, e está sendo investigado pela sindicância interna aberta pela própria unidade.

Leia mais:

Como aconteceu?

De acordo com nota divulgada pelo hospital, os bebês receberam uma dose de 0,5 ml de soro, quantidade considerada segura por autoridades de saúde. Em casos reais de envenenamento por serpente, a dosagem recomendada varia de 30 a 120 ml, conforme orientações do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATOX) e do Instituto Butantan, responsável pela produção do soro. As vítimas estão sendo monitoradas e, por enquanto, seguem estáveis.

Após identificação do erro, a vacina contra hepatite B foi aplicada nos bebês. O hospital informou ainda que as famílias estão recebendo acompanhamento e apoio psicológico.

Investigação

A Secretaria Municipal de Saúde de Canoinhas afirmou ter sido notificada pela Regional de Saúde de Mafra nessa segunda-feira (15) e confirmou que a falha ocorreu por parte da equipe do hospital, sem envolvimento de profissionais da rede municipal.

Desde a notificação, a Vigilância Epidemiológica passou a acompanhar a situação dos bebês e oferecer suporte técnico às famílias. A Secretaria de Saúde também reiterou o compromisso com a transparência e a segurança dos pacientes.

Diante do caso, a prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, determinou a contratação de uma auditoria externa para apurar os procedimentos adotados pelo Hospital Santa Cruz. A instituição, apesar de filantrópica, recebe recursos do município para o atendimento à população.