Vídeos
Vídeo: adolescente salva primo esgasgado com manobra de Heimlich
Família contou ao Fantástico que divulgou as imagens para conscientizar sobre manobra de Heimlich
Um adolescente de 14 anos salvou a vida do primo, de 13, ao aplicar a manobra de Heimlich depois que ele se engasgou com uma mistura de leite e flocos crocantes. O momento foi registrado por câmeras de segurança instaladas na cozinha do apartamento, em Fortaleza (CE).
Leia também:
- Homens do Corpo de Bombeiros salvam bebês engasgados
- Sargento vira herói ao salvar idoso engasgado com carne em Urucuia
- Policiais salvam bebê que tinha engasgado ao amamentar
Como aconteceu?
O jovem engasgado, que mora em Tianguá, no interior do Ceará, estava na capital desde a última quinta-feira (7) para participar de um evento educacional com a família. Enquanto brincava na sala, começou a se engasgar e correu para a cozinha, onde a mãe do primo tentou ajudá-lo batendo em suas costas e pedindo que levantasse os braços, mas o menino não desengasgou.
Segundo contou a família em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, o adolescente que realizou o salvamento percebeu que não haveria tempo para buscar socorro médico. Sozinho com o primo na cozinha, ele decidiu aplicar a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros que ajuda a desobstruir as vias respiratórias.
A ação rápida fez com que o garoto conseguisse expelir parte do líquido e retomasse a respiração normal. Veja o vídeo:
🚨BRASIL: Menino de 14 anos aplica manobra de heimlich e salva primo engasgado em Fortaleza.
— Hora da Fofoca (@horadafofocatv) August 10, 2025
Igor, de 13 anos, havia se engasgado com a mistura de leite e flocos crocantes. #Fantastico pic.twitter.com/WDXtam0IvK
O conhecimento para executar o procedimento veio de conversas com o irmão mais velho, que já havia pesquisado sobre métodos de salvamento na internet.
Mesmo após o desengasgo, Igor foi levado a um hospital particular para avaliação, devido a dores na garganta e no peito. Ele recebeu medicação e não apresentou sequelas.
Divulgação das imagens
Inicialmente, a família hesitou em divulgar as imagens, mas decidiu torná-las públicas para conscientizar outras pessoas sobre a importância de conhecer a manobra de Heimlich, que pode salvar vidas em casos de engasgo.