x

Cidades

Alunos de medicina são expulsos após abaixarem as calças para jogadoras

Publicado

em

Reprodução

Os alunos do curso de medicina da Universidade Santo Amaro (Unisa) que foram flagrados abaixando as calças para jogadoras de vôlei durante uma partida interescolar foram expulsos pela instituição.

Segundo a instituição, foram expulsos os estudantes que “identificados até o momento” após a faculdade tomar conhecimento dos vídeos “contendo gravíssimas ocorrências envolvendo os alunos do seu curso de medicina”.

A decisão ocorreu após as cenas viralizarem e repercutirem nas redes sociais desde o último final de semana.

O Ministério das Mulheres chegou a emitir uma nota sobre o caso, dizendo que “romper séculos de uma cultura misógina é uma tarefa constante que exige um olhar atento para todos os tipos de violências de gênero. Atitudes como a dos alunos de Medicina, da Unisa, jamais podem ser normalizadas — elas devem ser combatidas com o rigor da lei.”

O caso

Em abril deste ano, enquanto um time de vôlei feminino do Centro Universitário São Camilo disputava uma partida do torneio Calo 2023, em São Carlos, o time de futsal da Universidade Santo Amaro (Unisa), que estava esperando na arquibancada, abaixou as calças e simulou mexer nas genitálias.

Em nota, o Centro Universitário São Camilo explicou o seguinte:

“O Centro Universitário São Camilo informa que nossa Atlética do curso de Medicina não participa do Intermed. Porém, em abril deste ano participou de outro evento esportivo chamado Calomed, quando nossas alunas disputaram um jogo contra a equipe da Unisa. Os alunos da Unisa, saindo vitoriosos, segundo relatos coletados, comemoraram correndo desnudos pela quadra. Não foi registrada, naquele momento, nenhuma observação por parte das nossas alunas referente à importunação sexual. O Centro Universitário São Camilo apoia todos os nossos alunos e não compactua com quaisquer atos que possam atentar contra o pudor e os bons costumes.”