Uma idosa de 90 anos, identificada como Norma Silveira da Silva, foi encontrada viva em um necrotério do Hospital Regional de São José, na Grande Florianópolis.
O caso ocorreu no último sábado, dia 25, e a mulher acabou falecendo na manhã de segunda-feira, dia 27. A família acusa o hospital de negligência.
O filho da idosa e uma amiga da família compartilharam a história através das redes sociais do deputado estadual Sérgio Guimarães (União).
Em um vídeo, eles detalharam como tudo aconteceu. De acordo com eles, Norma deu entrada no hospital na sexta-feira, dia 24, e, no sábado à noite, o filho Renato recebeu uma ligação do hospital.
“O hospital me chamou e me comunicou que ela tinha falecido por volta de 23h40. Eu fiz todos os procedimentos necessários, chamei a funerária e quando eu estava em casa de madrugada, o rapaz da funerária me ligou dizendo para eu retornar ao hospital porque minha mãe estava viva”, relembrou Renato.
Segundo o relato, a mão da idosa caiu do saco preto e o funcionário percebeu que o corpo dela ainda estava quente.
“Ela estava respirando fraquinho. Então correram para reanimá-la novamente, chamaram o filho e os médicos deram uma série de desculpas que nós não entendemos”, complementou Jéssica, amiga da família.
Ainda de acordo com Jéssica, a idosa não recebeu o devido cuidado após essa situação. “Eles a mandaram para o quarto no dia seguinte, sem nada. Sem equipamentos, sem sonda para alimentação. Ela ficou dias sem se alimentar e hoje veio a óbito às 4h da manhã”, afirmou.
Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Santa Catarina informou que, segundo a direção do Hospital Regional Homero de Miranda Gomes, de São José, a paciente estava em tratamento paliativo dentro da unidade: