Cidades
Mais de 50 mil mineiros já estão com a nova carteira de identidade; como pedir
Mais de 52 mil mineiros já estão com a nova versão da carteira de identidade em mãos, de acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira (3) pela Polícia Civil (PC).
A nova identificação nacional, que será obrigatória apenas a partir de 2033, promete dificultar crimes como falsidade ideológica.
A expectativa é que mais 140 mil identidades sejam entregues ainda neste mês, e até o final do ano estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas já possuam o novo documento.
A carteira terá validade em todo o território nacional e contará com versões física e digital, ambas equipadas com um QR Code para garantir a autenticidade dos dados.
A versão digital do documento e a validação das informações serão realizadas através do aplicativo gov.br. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital poderá ser obtida após a emissão da versão física do documento.
A entrega das novas carteiras aos cidadãos de Minas Gerais teve início em 27 de dezembro. O documento é produzido em um papel especial e possui diversos elementos de segurança que dificultam a falsificação, conforme destacado pela delegada Danielle Aguiar Carvalho.
A nova carteira estará vinculada ao CPF do portador, o que impede a emissão de múltiplos documentos de identidade em diferentes estados, uma vez que o número do documento agora estará diretamente ligado ao CPF. Essa medida visa combater crimes relacionados à falsificação de identidades.
Assim como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a identidade terá prazo de validade. Para crianças de até 10 anos, o documento será válido por cinco anos. Para pessoas de 11 a 59 anos, a validade será de dez anos. A partir dos 60 anos, não haverá mais prazo de vencimento.
O prazo para a entrega do novo documento é de até 15 dias. Os interessados devem realizar o agendamento através do site do Governo (clique aqui) e comparecer a qualquer posto de identificação, como as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) ou delegacias de identificação da Polícia Civil. Será necessário apresentar a certidão de nascimento e, no caso de pessoas casadas, também a certidão de casamento.