Cidades
Pesquisadores descobrem nova espécie de inseto em Parque de Minas Gerais
Guaranyperla puri foi nomeada em homenagem ao povo indígena Puri, tradicional habitante da região da Zona da Mata Mineira
Uma nova espécie de inseto foi identificada no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira, e divulgada pela Agência Minas. Batizada de Guaranyperla puri, a espécie recebeu este nome em reconhecimento ao povo indígena Puri, que historicamente ocupou o território.
Leia também:
- Homem viveu 776 dias com infecção ativa por Covid-19
- Mulher é condenada a indenizar vizinhas em R$ 12 mil por invadir privacidade em MG
- Como funcionava perfil da jovem que cobrava para não expor fofoca em MG
Segundo os pesquisadores, o inseto mede aproximadamente 12 milímetros na fase adulta e oito milímetros quando jovem, e o ciclo de vida do animal é diversificado, ou seja, durante a fase imatura, o inseto vive dentro da água e, após a muda, desenvolve asas e sistema reprodutivo, passando a se adaptar ao ambiente terrestre.
A identificação foi resultado das pesquisas de doutorado da entomóloga Millis Layra Soares Rippel, da Universidade Federal de Viçosa (UFV). A especialista realizou análises morfológicas e moleculares dos exemplares coletados, que confirmaram se tratar de uma espécie ainda não descrita pela ciência.
A descoberta reforça a importância da preservação do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, área de grande biodiversidade localizada entre 11 municípios mineiros e considerada estratégica para a conservação da Mata Atlântica.