Cidades
Polícia Civil faz campanha em prol de mulheres vítimas de violência
Doações de roupas, calçados e brinquedos podem ser feitas em delegacias, na Acadepol e na Cidade Administrativa até 14 de dezembro
“Natal Seguro”. Uma campanha está sendo lançada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) em prol de vítimas da violência doméstica, familiar e sexual. A ação solidária pretende arrecadar, até 14 de dezembro, roupas, calçados e brinquedos em bom estado de conservação. O material será destinado à Casa da Mulher Mineira, para que sejam distribuídos pela equipe da unidade no próximo dia 20.
As doações poderão ser entregues em nove unidades policiais, entre delegacias, departamentos especializados, Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol-MG) e Cidade Administrativa – localizadas em Belo Horizonte.
O objetivo é atender ocorrências de demanda espontânea de vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, garantindo um acolhimento humanizado e mais célere, em local projetado especialmente para essa finalidade. A ação contemplará mulheres, crianças e adolescentes que estão em situação de vulnerabilidade social e precisam de atendimento, com encaminhamento a locais de segurança e acolhimento, normalmente integrados com o governo do Estado. Nesses locais, as vítimas recebem orientação policial e judicial, segurança, e assistência social para os filhos.
A Casa da Mulher Mineira se localiza na Avenida Augusto de Lima, 1.845, no Barro Preto, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, e mantém o Espaço Reviver, onde as mulheres podem escolher, de forma gratuita, roupas e calçados para serem utilizados até que elas possam retornar à residência depois de terem sido socorridas de crimes que foram vítimas.
A campanha tem a parceria da Lavanderia Oficina da Roupa, que irá contribuir, gratuitamente, com a higienização de aproximadamente duas mil peças.
“A prevenção da violência, principalmente contra as mulheres, já é abraçada pela Acadepol desde 2020, quando iniciamos alguns cursos de capacitação alertando sobre a temática, tanto para a sociedade quanto para o servidor público de Minas e de outros estados. Abraçar esta política natalina é trazer, mais uma vez em relevo, aquilo que nós defendemos: a integridade, principalmente das mulheres no âmbito familiar”, destaca a delegada-geral Cinara Maria Moreira Liberal, diretora da Acadepol.
A chefe da Assessoria de Comunicação da corporação, delegada-geral Elenice Cristine Batista Ferreira fala de solidariedade. “A PCMG, órgão essencial ao estado, para além do exercício das funções de polícia judiciária e a apuração das infrações penais, também se solidariza e atua para o acolhimento das famílias que precisam de amparo nos momentos mais difíceis. Participem!”.