x

Cidades

Show em Ouro Preto pode ser cancelado após Justiça acionar PF e PM

mm

Publicado

em

Cantor Dilsinho iria se apresentar na Praça Tiradentes em Ouro Preto neste domingo (10)
Reprodução/Instagram

A gravação do DVD “Diferentão 2”, do cantor Dilsinho, aconteceria neste domingo (10), no Centro Histórico de Ouro Preto, em Minas Gerais. No entanto, a Justiça Federal acionou a Polícia Federal e a Polícia Militar para cumprirem uma decisão publicada na noite de sexta-feira (08) pelo juiz João Batista Ribeiro que determinou o cancelamento do evento.

A decisão liminar atendeu a um pedido do Ministério Público, preocupado com os riscos que o show de grande proporção na Praça Tiradentes pode levar à cidade mineira, tombada como Patrimônio da Humanidade. Um incêndio que aconteceu há dois meses no Museu da Inconfidência ascendeu o alerta para o show do artista.

Além disso, o MPF ressaltou que o Iphan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não autorizou que o evento acontecesse em Ouro Preto, apontando ainda a ausência de um Plano de Gestão de Risco para um caso de emergência. O juiz determinou uma multa de R$1 milhão em caso de desobediência ao despacho.

“Diante deste quadro, defiro parcialmente o requerimento efetuado pelo MPF para majorar o valor da multa para R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), determinando ainda que seja imediatamente intimado Departamento da Polícia Federal para que, em auxílio à Polícia Militar, tome medidas necessárias ao cumprimento da decisão, ordenando, ainda, que seja determinado imediatamente à PM e aos organizadores que promovam o desmonte do palco e demais estruturas do evento, não sendo suficiente para o pleno cumprimento da ordem liminar a mera paralisação da montagem”, diz um trecho da decisão.

A determinação surpreendeu a Prefeitura de Ouro Preto, que revelou em nota a tentativa de reverter a decisão. As autoridades do município afirmam que a documentação foi atualizada e enviada à Justiça Federal, com o aval do Corpo de Bombeiros, e que aguarda o retorno do juiz.