x

Cidades

Vai ter comida mineira na Olimpíadas de Paris: Minas Bar

A culinária, cultura e o turismo de Minas também estão com vaga garantida nas Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris 2024.

mm

Publicado

em

Comida Mineira será levada para Olimpíadas de Paris
Reprodução - Instagram

Minas Gerais estará presente nas Olimpíadas e Paralimpíadas 2024, isso porque o projeto “Minas Bar” levará aos turistas, atletas e visitantes do evento um pedacinho de Minas através da gastronomia e cultura. O “Minas Bar” irá compor o pavilhão “Casa Brasil” destinado a abrigar projetos culturais brasileiros durante os jogos. 

Projeto Minas Bar

O “Minas Bar” será realizado em parceria com a Plataforma Fartura, com patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e vai proporcionar, durante todo o período de realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, uma experiência gastronômica memorável e afetiva a todos que passarem diariamente pela estrutura Casa Brasil, montada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) no Parc la Villete, na capital francesa.

A secretária adjunta de Comunicação Social, Bárbara Botega, explicou que “Durante o período olímpico, cada país poderá ter uma representação cultural dentro do pavilhão do Brasil, a gente escolheu representar Minas Gerais através da gastronomia. Serão pratos com muita mineiridade, com ingredientes típicos como café, milho e queijo. Além de ser um espaço para acolher nossos atletas, o Minas Bar também vai propagar Minas Gerais como um destino de turismo para o mundo”. 

Fartura convida Grupo Viela

A Fartura convidou o Grupo Viela, por meio do chef Henrique Gilberto, que ficará responsável pelo cardápio e levará sua assinatura ao menu representativo da mineiridade. Vale ressaltar que a Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil tem mais de dez anos de experiência em pesquisa, compartilhamento de conteúdo e produção de eventos no setor gastronômico.

“Quando fomos convidados pela Casa Brasil, ficamos pensando em como representar Minas Gerais num stand. Nada melhor que levar nossa gastronomia, nossa mineiridade, nosso cafezinho coado na hora e surpreender a todos”, acrescentou. 

A estimativa do governo é que em média 5.000 pessoas passem pelo local, que ficará de 26 de julho a 11 de agosto, com uma pequena pausa em agosto e retornando no fim do mês, dia 28 e indo até dia 8 de setembro.

Inovação e Cultura

O espaço contará também com uma tecnologia que levará o turista para pedalar por Minas Gerais, através de telões e bicicletas. Conforme explicado pela secretaria adjunta. 

“Enquanto estiver pedalando, o visitante poderá vivenciar a representação de um passeio pelos nossos pontos turísticos, cidades e natureza”. 

Já nos Jogos Paralímpicos, uma bicicleta adaptada será utilizada, garantindo a acessibilidade e inclusão de todas as pessoas.