Ciência
Golfinhos gigantes são sacrificados após encalharem em praia na Austrália
Mais de 150 golfinhos são encontrados encalhados em uma praia da Tasmânia, na Austrália
Cerca de 157 golfinhos gigantes foram encontrados encalhados em uma praia na Tasmânia, próxima ao Rio Arthur, na região nordeste da ilha. Equipes de resgate foram até o local, porém não obtiveram sucesso.
Segundo infomações do UOL, 70 dos 157 golfinhos encontrados acabaram morrendo na areia. Os animais que sobreviveram estão em uma situação delicada. A bióloga marinha Kris Carlyon explica que o mar agitado dificulta a ação das autoridades para libertar os animais. Além disso, a praia fica em um local de difícil acesso, atrapalhando o envio de equipamentos maiores.
As autoridades sacrificarão nas próximas horas as chamadas ‘falsas orcas’ que sobreviveram. No entanto, a principal preocupação é o destino das carcaças dos animais sacrificados. A região em que estão é considerada sagrada pelo povo aborígene, por isso as autoridades cogitam não tirá-los de lá.
Leia mais
- Adolescente é atacado por enxame de abelhas no Distrito Federal
- Chacina em Pernambuco: seis homens da mesma família são mortos a tiros
- Grávida pula de carro em movimento para escapar do companheiro
Encalhamentos são ‘comuns’ na região
Apesar deste ser o primeiro registro de golfinhos gigantes encalhados em mais de 50 anos, a costa oeste da Tasmânia é conhecida por um longo histórico de espécies que encalharam ali. Em 2020, por exemplo, autoridades encontraram 470 baleias-piloto no porto de Macquaire. Já em 2022, cerca de 230 outras baleias da mesma espécie também encalharam.
A bióloga marinha explica o motivo da grande quantidade de golfinhos encontrados. Segundo ela, os animais possuem um forte laço social. Possivelmente um dos animais ficou doente e desorientado, levando os outros junto dele.