Clima
Céu limpo favorece observação da lua cheia de junho no país
Conhecida como “lua de morango”, a lua cheia foi vista com intensidade nesta quarta (11) e marca período próximo ao solstício de inverno
A madrugada desta quarta-feira (11) foi marcada por um espetáculo silencioso no céu. Às 4h43, no horário de Brasília, a lua cheia alcançou 99,7% de iluminação visível e pôde ser observada com nitidez em diversas regiões do país.
- Nasa aumenta as chances de um asteroide atingir a Lua
- Asteroide muda de rota e pode atingir a Lua em 2032
- Asteroide que pode atingir a lua tem formato de disco de hóquei de 60m
O fenômeno, que se repete todos os anos em junho, é conhecido como “lua de morango”, nome herdado das tradições de povos indígenas norte-americanos, que associavam essa fase lunar ao tempo certo de colher morangos.
Céu limpo e ar seco em grande parte do centro-sul do Brasil colaboraram para a visibilidade do evento.
Nome vem do campo, não da cor
Apesar de sugerir uma coloração diferente, a “lua de morango” não tem nada de rosa ou vermelho. A aparência do astro permanece a mesma.
O nome, na verdade, reflete a relação ancestral entre o céu e o cultivo da terra. Nesse caso, uma marca no calendário agrícola do Hemisfério Norte, onde a lua cheia de junho coincide com o fim da primavera. Já no Hemisfério Sul, o fenômeno acontece no final do outono.
BH tem céu limpo até sexta-feira
Segundo a definição astronômica, a lua cheia acontece quando o disco lunar está completamente iluminado pelo Sol. Na prática, quando essa iluminação ultrapassa os 98%, o olho humano dificilmente percebe a diferença.
Com a presença de uma massa de ar polar, o tempo firme ajudou a tornar o fenômeno ainda mais visível nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
A previsão indica que o céu limpo deve continuar até pelo menos sexta-feira (13), permitindo que o brilho da lua siga como companhia nas noites desta semana.