João Victor nasceu com mais de 6 kg e se tornou mais recém-nascido do hospital, em Caratinga. Foto: Reprodução
Um bebê nascido no último dia 3 de abril no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), em Caratinga, Minas Gerais, surpreendeu a equipe médica pelo peso e estatura. João Vitor nasceu com 6,266 kg e 59 cm, sendo o maior bebê já registrado no hospital até o momento.
O parto realizado foi cesariana, e a mãe e o bebê passam bem. Segundo a paciente, Maria José Mendes da Silva, ela já havia tido filhos com peso acima da média. O primeiro nasceu com 4,5 kg e o segundo com 4,9 kg. Apesar disso, ela afirmou não esperar um bebê tão grande. “Sentia a barriga muito pesada e tinha dificuldade para me movimentar, mas não imaginava esse peso”, relatou.
Leia também:
Segundo a Dra. Valdênia Gomes, médica responsável pelo parto, a equipe já esperava um bebê maior, mas o peso total surpreendeu. “Outro dado relevante foi o peso da placenta, que chegou a 1,220 kg”, informou.
De acordo com hospital, a condição de João Vitor é classificada como macrossomia fetal, termo usado para descrever recém-nascidos com peso igual ou superior a 4 kg. A circunstância pode ter causas genéticas, histórico familiar ou estar associada a fatores como diabetes gestacional.