x

Mundo

Idoso é preso após manter mais de 30 gatos em freezer

Caso seja condenado, suspeito será incluído em um registro que o proibirá de possuir animais de estimação pelos próximos cinco anos

mm

Publicado

em

Gatos sendo resgatados por autoridades nos EUA
Dezenas de gatos são resgatados após caso de crueldade animal (SPCA do Condado de Suffolk)

Um caso de crueldade animal foi registrado na última semana em Bohemia, Long Island, nos Estados Unidos. Stephen Glantz, um idoso de 75 anos, foi preso na terça-feira (6) após autoridades encontrarem quase 100 gatos em condições extremas de negligência e insalubridade dentro de sua casa. Cerca de 30 deles estavam mortos e congelados dentro de um freezer.

Leia também:

Resgate dos animais

A operação de resgate foi conduzida pela polícia do Condado de Suffolk. Segundo o chefe da organização, Roy Gross, os socorristas encontraram 28 gatos mortos espalhados pela casa. Outros 69 felinos foram encontrados vivos, incluindo oito filhotes, mas três adultos tiveram que ser sacrificados devido ao estado crítico de saúde.

“O chão estava coberto de fezes, encharcado de urina. O cheiro de urina era insuportável. Um dos investigadores chegou a vomitar por causa do odor”, relatou Gross. Segundo as autoridades, a situação do imóvel era inabitável.

Investigação

A investigação começou na semana passada, após denúncias de vizinhos sobre possível abuso de animais. Glantz vivia na casa há mais de 30 anos com sua esposa, que faleceu semanas antes da descoberta. De acordo com relatos da vizinhança, o casal costumava deixar comida para gatos de rua, o que levou à proliferação descontrolada de felinos na propriedade ao longo dos anos.

Com a morte da esposa, Glantz ficou sozinho, e a situação saiu do controle. Agora, ele enfrenta nove acusações de crueldade contra animais e outras nove por não prover alimentação e água adequada aos gatos. Cada uma dessas acusações é considerada uma contravenção, com pena máxima de até um ano de prisão e/ou multa de até US$ 1.000 (cerca de R$ 5.655,00).

Caso seja condenado, o idoso também será incluído em um registro que o proibirá de possuir animais de estimação pelos próximos cinco anos. Todos os gatos resgatados foram encaminhados ao Islip Animal Shelter, onde continuam recebendo cuidados veterinários e assistência.