x

Mundo

Menino de 4 anos e mãe recebem diagnóstico de câncer raro no mesmo dia

Diagnóstico de câncer dos dois veio no mesmo dia, mas por médicos distintos e com apenas algumas horas de diferença

mm

Publicado

em

foto de família
Família agora busca angariar fundos para custear despesas de tratamentos | Reprodução / Go Fund Me

Uma família recebeu a notícia do diagnóstico de câncer do filho de apenas 4 anos e da mãe no mesmo dia. Em Oregon, nos EUA, o menino, chamado Jamon McRae, e sua mãe, Britney, receberam os diagnósticos em consultas com oncologistas separados, com apenas uma hora de diferença, conforme relatado pelo pai e marido, Jake McRae, ao Daily Mail.

O menino passou a apresentar dores de cabeça frequentes, o que motivou sua mãe e seu pai a recorrerem a unidades de emergência para buscar ajuda. Após diversos atendimentos e exames, os médicos identificaram uma massa localizada próxima ao tronco cerebral da criança, que exigiu intervenção cirúrgica emergencial.

Já Britney, que acreditava estar grávida de oito semanas, descobriu que tinha neoplasia trofoblástica gestacional (NTG). Esta é uma categoria de cânceres raros que se forma a partir do tecido placentário após a concepção, e foi detectada após uma gravidez molar – quando um óvulo fertilizado se desenvolve em tecido anormal, que, no caso dela, era canceroso.

Jamon é um dos três filhos do casal e, para confirmar a doença, os médicos realizaram uma cirurgia cerebral, que tinha previsão de seis horas, mas prolongou-se por quinze. Após a análise patológica, o tumor inicialmente suspeito de ser benigno foi classificado como maligno e agressivo.

O menino vai passar por outras intervenções, que, caso sejam bem-sucedidas, podem aumentar as chances de cura. O prognóstico atual do menino é de cerca de 50%, mas a remoção do tumor restante poderia aumentar essa taxa para 70%, segundo os médicos.

Enquanto aguarda o próximo procedimento, Jamon lida com alguns sintomas, como dificuldade para andar e engolir, e agora depende de uma sonda de alimentação.

Britney enfrenta o desafio de cuidar de seu filho doente enquanto também se recupera. De acordo com a Cleveland Clinic ao Daily Mail, o tipo de câncer dela não é fatal e é curável com o tratamento correto, especialmente se diagnosticado precocemente.

A família criou uma página em um site para arrecadar doações e conseguir custear as despesas dos tratamentos de Jamon e Britney, onde mais de US$ 64.000 (cerca de R$ 341.248) já foram arrecadados.