Notícias
Adolescente falsificava comprovantes de PIX para roubar comércio em Manhuaçu
Em um único estabelecimento, o prejuízo causado pelo jovem chega a R$ 1 mil ao longo de um ano
Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido em flagrante nessa quarta-feira (8) pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) suspeito de aplicar golpes em estabelecimentos comerciais na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata mineira.
A polícia foi comunicada do crime por uma das vítimas. Ao longo de um ano, o estabelecimento sofreu mais de R$ 1 mil de prejuízo. Nessa quarta (8), o adolescente tentou aplicar o golpe novamente, momento em que os comerciantes acionaram a polícia. Ele foi apreendido com as mercadorias.
A 6ª Delegacia Regional em Manhuaçu, por meio da Delegacia Adjunta de Falsificações e Defraudações, conduziu a ocorrência.
O golpe
Segundo as investigações, o adolescente entrava em contato com as empresas pelo WhatsApp e pedia diversos itens. Em seguida, ele criava um falso comprovante de transferência via PIX, meio de pagamento eletrônico instantâneo e gratuito oferecido pelo Banco Central.
Os comerciantes acreditavam na veracidade do comprovante enviado pelo adolescente e entregavam os produtos em diversos endereços informados por ele.
Em nota, a Polícia Civil reforça que estabelecimentos que aceitam pagamento via PIX devem confirmar o recebimento da quantia na conta bancária antes de entregar a mercadoria ao consumidor.