A Comissão de Desenvolvimento Econômico Transporte e Sistema Viário da Câmara dos Vereadores de BH vai solicitar à Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) as informações sobre o recorrente descumprimento de contrato das concessionárias de ônibus da capital.
Entre os pedidos de informação referentes aos últimos 3 anos estão: o número de viagens previstas nos quadros de horários e aquelas quer foram efetivamente realizadas, quantidade de ônibus em circulação nos dias úteis e fins de semana e de passageiros atendidos.
O vereador Bráulio Lara (Novo) disse que as empresas de ônibus estão deixando de colocar veículos nas ruas e os usuários enfrentam dificuldades de acesso ao transporte, especialmente à noite. Um dos problemas ressaltados pelo parlamentar foi a situação vivenciada por passageiros de uma linha de transporte que tiveram que descer do ônibus porque o veículo estava sem combustível.
Outro requerimento aprovado pelos vereadores foi a solicitação de uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) “Mobilidade BH” com especialistas para avaliar a possibilidade de implantação de Malha Viária Área (MVA) e modais similares na Capital. Até a publicação desta matéria, a reportagem não teve resposta das empresas de ônibus de BH.