Notícias

Moradores reclamam de furtos no Centro de BH e cobram segurança: ‘Não aguentamos mais’

Moradores fazem apelo por mais segurança no Centro de Belo Horizonte. Uma residente da região relata que o problema crônico de furtos no coração da capital tem se intensificado. Segundo ela, na maioria das vezes, os assaltantes aparentam serem adolescentes.

A Centro-Sul foi a regional de Belo Horizonte que mais registrou furtos cometidos por menores de 18 anos em 2021, conforme dados do levantamento anual do Centro Integrado de Atendimento ao Adolescente Autor de Ato Infracional (CIA-BH). Foram 166 ocorrências em todo o ano — média de uma a cada dois dias.

Advertisement

Entre os objetos mais visados pelos assaltantes estão celulares e joias. “Isso está acontecendo aqui há anos, e está piorando muito. E nada de solução”, diz a moradora que pediu para não ser identificada. Ela relata, inclusive, um suposto esquema criminoso. “Nós não aguentamos mais”, desabafa.

Segundo a mulher, os furtos ocorrem principalmente em vias no entorno do Shopping Cidade (ruas Tupis, São Paulo, Tamoios e avenida Amazonas). “Todos que circulam na região já perceberam que o esquema é muito simples”, afirma.

Segundo ela, na porta da Capela Nossa Senhora do Rosário, ficam dois jovens, com fones de ouvido. Eles se comunicam com os demais assaltantes. “Quando uma pessoa, o sinal é dado. Em seguida, os demais roubam a vítima. Enquanto isso, outros jovens ficam na retaguarda”, diz.

Questionada sobre o pedido de mais segurança na região, a Prefeitura de Belo Horizonte, em nota, disse que a Guarda Municipal faz rondas preventivas na cidade e que só atua em crimes contra o “patrimônio de particularidades quando depara com a infração”.

A reportagem procurou a Polícia Militar, responsável pelo policiamento preventivo. Em nota, a corporação, por meio do Primeiro Batalhão, afirmou que “os militares são muito atuantes na localidade citada, além de participarem de diversos grupos de rede de proteção e reuniões comunitárias, onde o contato com os comerciantes e moradores é frequente”.

“É disponibilizado também diversas dicas de segurança com medidas de autoproteção para os frequentadores da região”, completou a nota.

Redação

Advertisement

Ver Comentários

  • Mas tbm né com uma prefeitura de bosta e má gestão onde a gcm está sucateada e defasada sem efetivo e o msm acontece com a pm que está com efetivo baixo devido ao mediano governo do zemalixo q nem sequer abre concurso pra isso...

  • A PMMG NÃO ESTA DANDO CONTA DE TANTA OCORRÊNCIA! SÓ NO ANO DE 2021 APOSENTARAM MAIS DE 8.000,00 POLÍCIAS E ATÉ O MOMENTO O GOVERNADOR ZEMA NÃO AUTORIZOU AS REPOSIÇÕES. CONTUDO TODA A CORPORAÇÃO FINGE QUE TRABALHA E A POPULAÇÃO FICA NO PREJUÍZO!
    ATÉ QUANDO A PMMG FICARA SEM COMANDO! ELA E PAGA PARA PROTEGER!

  • Bom dia! Está fora da realidade "um furto a cada dois dias". Tenho certeza que são VÁRIOS TODOS OS DIAS. Só passo de carro naquela região com os vidros fechados pois já tentaram me roubar o celular pela janela três vezes e durante o dia.

  • O centro está um caos.
    Não é só a região do Shopping cidade. Na praça da Igreja da Boa Viagem tem até ponto de prostituição. Nas barracas onde moram alguns travestis, na parte da tarde e noite, todos que passam por lá poderão observar as cenas desagradáveis.
    Além de assaltos constantes, sequestro relâmpago, e outros fatos que estão virando recorrentes.

  • BH parece tão violento como o RJ mas a midia não expõe a verdade do que ocorre em bh e grande bh. E ainda fazem propaganda negativa do RJ. Tomem vergonha na cara e cuidem da suas cidades, que está cada dia menos segura e parem de colocar coisas da periferia como se fossem na capital carioca. Principalmente antes dos feriados, para assustar os mineiros. Até videos antigos colocam, p denegrir a cidade maravilhosa. Esse recurso esquerdista é muito sujo. Pronto, falei.

  • Quase todos que praticam esses furtos e roubos já entenderam como funciona o sistema. Sabe que será preso e solto em poucos dias ou horas após o fato. Triste isso.

  • Convenhamos, todos nós sabemos por que esses atos continuam a acontecer no centro sem que sejam tomadas medidas para inibir tais atos. E a Guarda Municipal só atua em crimes contra o “ALGUNS patrimônios ou quando lhes convém", isto é fato e todos sabem.

  • Não devem reclamar, afinal eles são vítimas da sociedade e precisam tomar uma cervejinha.
    Todos devem solicitar ao papai Lula, ressarcimento dos bens roubados: ele incentiva o roubo e a proteção do bandido.
    Quem reclama deve ser o mesmo que o apoia,!
    É o comunismo sendo implantado!