x

Notícias

Por que o funeral do Papa Francisco será mais simples? Veja exigências do pontífice

Confira novas regras que Papa Francisco assinou para seu próprio ritual fúnebre

mm

Publicado

em

Papa Francisco terá funeral mais simples que seus antecessores (Foto: Divulgação/Vatican Media)

O funeral do Papa Francisco será diferente e mais simples do que dos seus antecessores, conforme orientações deixadas por ele ainda em vida. O pontífice, que faleceu aos 88 anos em decorrência de uma pneumonia, reformulou o ritual fúnebre papal ao aprovar um novo livro litúrgico em 2023: Ordo Exsequiarum Romani Pontificis.

Segundo informações do Vaticano, a proposta é destacar o papa como pastor e discípulo de Cristo, não como figura de poder. Por isso, vários elementos tradicionais foram descartados, como o uso de três caixões — agora reduzidos a dois, de madeira e zinco — e a plataforma elevada que costumava receber a urna na Basílica de São Pedro.

Leia também:

Como será o funeral do Papa Francisco?

Desta vez, a cerimônia será dividida em três etapas: confirmação do óbito na capela privada, missa aberta ao público na Basílica e, por fim, o sepultamento. Francisco também quebrou uma tradição centenária ao pedir que seus restos mortais não sejam enterrados na cripta do Vaticano, mas na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma — igreja com a qual ele mantinha forte ligação afetiva.

O luto oficial durará nove dias, período conhecido como novendiales, com missas diárias em sua homenagem.

Outra mudança está na linguagem: títulos como “Vigário de Jesus Cristo” ou “Servo dos Servos de Deus” darão lugar a formas mais simples, como “papa” ou “bispo de Roma”.