x

Notícias

Que horas a fumaça é liberada pelo Vaticano durante o conclave?

Primeira fumaça do conclave deve aparecer na quarta; votação que definirá o novo papa começa com expectativa de desfecho rápido, como nos últimos processos

Publicado

em

Chaminé da Capela Sistina liberando fumaça branca, sinal tradicional da eleição de um novo pontífice pela Igreja Católica.
Fumaça branca é responsável por anunciar a escolha de novo Papa (Foto: Pixabay)

O Vaticano prevê que a primeira fumaça do conclave que elegerá o novo papa suba nesta quarta-feira (7), por volta das 14h (horário de Brasília). A votação marca o início oficial do processo para definir o sucessor de Francisco.

A escolha começa amanhã. Se os cardeais não chegarem a um consenso logo na primeira votação, a fumaça que sairá da chaminé da Capela Sistina será preta, sinal de impasse. Caso um nome seja definido, a fumaça será branca, indicando a eleição do novo pontífice.

Leia mais

A partir de quinta-feira, o ritmo das votações acelera. Estão previstas quatro sessões diárias: duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, a liberação da fumaça ocorrerá apenas duas vezes por dia — ao meio-dia e às 19h no horário local, o que corresponde às 7h e 14h no horário de Brasília.

Entenda o cronograma das votações:

  • As votações matinais se encerram por volta das 10h30 e 12h locais (5h30 e 7h em Brasília);
  • À tarde, as sessões terminam por volta das 17h30 e 19h locais (12h30 e 14h em Brasília);
  • As cédulas das duas votações da manhã são queimadas juntas, e o mesmo acontece com as da tarde;
  • Fumaça branca pode surgir às 10h30 e 17h30, mas só se houver eleição.

O conclave não tem prazo máximo para acabar. A escolha do novo papa depende do apoio de pelo menos dois terços dos cardeais votantes.

Nos dois últimos conclaves, o de 2013, que elegeu Francisco, e o de 2005, que escolheu Bento XVI, a decisão saiu em apenas dois dias. Entre os cardeais, há expectativa de que a votação deste ano também seja rápida.