Discretamente, dois criminosos, montados em motos, fingem uma conversa. Entre os dois, está uma moto que será furtada na avenida Getúlio Vargas, em Belo Horizonte. Em determinado momento, a dupla consegue ligar o veículo.
Um terceiro envolvido surge, pega um capacete e acelera a moto, fazendo mais uma pessoa vítima de furto. O registro foi feito em vídeo, recebido pela reportagem do Aqui.
Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, de janeiro a maio deste ano, foram furtadas 4.097 motos em Minas Gerais — alta de 20,86% em relação ao mesmo período de 2021, que fechou o ano com 7.848 ocorrências do tipo.
Os dados são do Observatório de Segurança Pública, disponibilizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Em relação a roubos, foram levadas 579 motos nos cinco primeiros meses do ano em Minas Gerais. Em todo ano de 2021, foram 1.280 motos roubadas.
Denúncias de furtos e roubos podem ser feitas, de maneira anônima, pelo telefone 181.
Especialista em segurança pública, Jorge Tassi diz que ter atenção é a principal forma de evitar ser vítima dos crimes. No caso de furtos, o especialista cita os seguintes cuidados:
No caso dos roubos, o principal cuidado está relacionado a perceber o entorno. “Você tem que prestar atenção em tudo para perceber o eventual crime antes dele acontecer, o que quebra a surpresa e pode fazer o assaltante desistir”, diz.
Ele reforça cuidados:
“Reagir é um péssimo negócio porque o assaltante estará acompanhado de pelo menos duas pessoas”, destaca Tassi.
O especialista em segurança também reforça que, ao planejar comprar uma moto, os custos com sistema de proteção e seguro, embora encareçam a conta, são necessários.
“Se a pessoa que comprar a moto, ela tem que contabilizar esses investimentos porque o sistema de proteção eletrônica deve ser feito. O risco de se ter e conduzir uma moto é muito grande”, destaca.
Tassi também destaca que os furtos e roubos de motos são fomentados pelo mercado paralelo de venda de veículos clonados.