Notícias
Que horas a fumaça é liberada pelo Vaticano durante o conclave?
Primeira fumaça do conclave deve aparecer na quarta; votação que definirá o novo papa começa com expectativa de desfecho rápido, como nos últimos processos
O Vaticano prevê que a primeira fumaça do conclave que elegerá o novo papa suba nesta quarta-feira (7), por volta das 14h (horário de Brasília). A votação marca o início oficial do processo para definir o sucessor de Francisco.
A escolha começa amanhã. Se os cardeais não chegarem a um consenso logo na primeira votação, a fumaça que sairá da chaminé da Capela Sistina será preta, sinal de impasse. Caso um nome seja definido, a fumaça será branca, indicando a eleição do novo pontífice.
Leia mais
- Corpus Christi 2025: feriado ou ponto facultativo?
- Último ato de Francisco: papa doa papamóvel para salvar crianças em Gaza
- Cardeais definem quando conclave irá eleger novo papa; confira data
A partir de quinta-feira, o ritmo das votações acelera. Estão previstas quatro sessões diárias: duas pela manhã e duas à tarde. No entanto, a liberação da fumaça ocorrerá apenas duas vezes por dia — ao meio-dia e às 19h no horário local, o que corresponde às 7h e 14h no horário de Brasília.
Entenda o cronograma das votações:
- As votações matinais se encerram por volta das 10h30 e 12h locais (5h30 e 7h em Brasília);
- À tarde, as sessões terminam por volta das 17h30 e 19h locais (12h30 e 14h em Brasília);
- As cédulas das duas votações da manhã são queimadas juntas, e o mesmo acontece com as da tarde;
- Fumaça branca pode surgir às 10h30 e 17h30, mas só se houver eleição.
O conclave não tem prazo máximo para acabar. A escolha do novo papa depende do apoio de pelo menos dois terços dos cardeais votantes.
Nos dois últimos conclaves, o de 2013, que elegeu Francisco, e o de 2005, que escolheu Bento XVI, a decisão saiu em apenas dois dias. Entre os cardeais, há expectativa de que a votação deste ano também seja rápida.