Cidades
Autista é abordado violentamente por PM em MG e fica traumatizado
Conforme relato da mãe, jovem foi agarrado pelo colarinho do moletom, empurrado contra uma parede e teve uma arma apontada para a cabeça
Um jovem de 22 anos, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ficou traumatizado após ter sido alvo de uma abordagem policial supostamente violenta, em Boa Esperança, no Sul de Minas. O caso ocorreu no último sábado (24) enquanto o homem fazia uma caminhada pela região em que morava.
Leia mais:
- Homem foge de abordagem, troca tiros com PM e é preso no Vale do Aço
- Suspeitos fogem de abordagem e são capturados pela PM em Aimorés
- Três homens são presos após reagirem a abordagem de viatura da PM
Como aconteceu?
Conforme relato da mãe, compartilhado nas redes sociais, o filho foi agarrado pelo colarinho do moletom, empurrado contra uma parede e teve uma arma apontada para a cabeça. Segundo ela, a abordagem só acabou quando alguns vizinhos pediram para que os policiais recuassem.
Na publicação, a mãe afirmou que falta preparo em situações como essa, onde há necessidade de compreensão das especificidades do autismo. Ela ainda contou que o rapaz voltou para casa visivelmente abalado, sem conseguir falar, com pressão arterial alterada e a roupa molhada de urina. Confira:
O motivo da abordagem teria sido a bolsa que o jovem carregava, onde estavam apenas um terço azul e um celular que ele utilizava para ouvir música durante os passeios. Nos comentários, os moradores da cidade expressaram solidariedade. “Que tristeza! Ele é um garoto encantador e não merecia passar por isso”, comentou uma moradora. Outra pessoa destacou: “Como autista, imagino o trauma que ele está enfrentando e o quanto será difícil superar”.
Posicionamento da PM
Em nota, a Polícia Militar afirmou que os policiais visualizaram o jovem com a bolsa e se aproximaram, mas, segundo a corporação, não houve abordagem direta porque populares intervieram, lançando pedras contra a viatura. Ainda conforme a PM, somente após o tumulto foi constatado que o rapaz fazia parte do espectro autista.