Cidades
BH inaugura nesta segunda centro 100% SUS para crianças com autismo
BH inaugura o primeiro Centro de Autismo 100% SUS da Santa Casa BH, oferecendo terapias especializadas para crianças e adolescentes com TEA
Belo Horizonte vai receber um importante reforço na rede pública de saúde: o Centro de Autismo da Santa Casa BH, o primeiro espaço 100% SUS voltado ao atendimento de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A inauguração acontece nesta segunda-feira (27) e marca um avanço na oferta de serviços especializados na cidade.
Leia também:
- Casal de idosos que cuidava da mãe de 100 anos é encontrado morto na Lagoa da Pampulha
- Bebê é ‘tatuado’ pelos pais, que queriam vencer promoção de gamer
- Anvisa apreende lote falsificado de chá e recolhe suplementos irregulares; saiba quais
Atendimento multidisciplinar e gratuito
O centro terá 1,7 mil metros quadrados distribuídos em quatro andares, com atendimento gratuito para pacientes de 0 a 18 anos encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. A equipe será formada por neuropediatras, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e enfermeiros, e, na segunda fase, contará também com nutricionistas, psicopedagogos e fisioterapeutas.
Além dos atendimentos tradicionais, agentes terapêuticos acompanharão crianças e adolescentes em suas casas e escolas, garantindo que o tratamento seja contínuo e integrado à rotina familiar. O foco inicial será em crianças de cinco a nove anos, faixa etária com maior número de casos de TEA, mas o centro também atenderá pacientes com suspeita de autismo, oferecendo avaliação e diagnóstico rápido.
Estrutura pensada para estimular o desenvolvimento
O prédio foi projetado para ser acolhedor e estimulante, com espaços lúdicos que favorecem a interação e o aprendizado. Entre as áreas de destaque está a “Cidade do Amanhã”, desenvolvida em parceria com a healthtech mineira Treinitec, que simula atividades do dia a dia para estimular autonomia, cognição, comunicação e movimento. Há ainda uma sala sensorial destinada a proporcionar experiências sensoriais controladas, importantes para crianças com TEA.
Cresce a demanda por atendimento especializadoSegundo o IBGE, mais de 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de autismo, sendo 229 mil em Minas Gerais. A criação do centro busca suprir a carência de serviços públicos especializados, oferecendo diagnóstico rápido, tratamento contínuo e suporte integral às famílias, e posicionando Belo Horizonte como referência no cuidado a crianças e adolescentes com autismo.