Cidades

Número de tentativa de estupro em BH cresce 47% em 2022, segundo Sejusp

Dados são de janeiro a agosto deste ano

mm

Publicado

em

Crédito: Pixabay

As últimas semanas para os belo-horizontinos tem sido marcada nos noticiários pelos casos de estupro em Belo Horizonte e na região metropolitana. De acordo com os dados copilados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Belo Horizonte registrou 93 casos de estupro de janeiro a agosto de 2022. Ao analisar o mesmo período, o número de tentativas de estupro cresceu 47% em relação a 2021, na capital mineira.

Segundo a professora do departamento de medicina preventiva e social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do projeto de extensão Violência de Gênero e Saúde, Elaine Machado, um dos principais motivos que levam os indivíduos a cometerem esse tipo de crime é baseado na construção da relação social do ser humano. “São relações sociais, afetivas e desiguais, pois se estabelecem e favorecem aqueles que têm mais poder e, historicamente e na maioria das sociedades, são os homens os detentores de poder. Dessa forma, ao longo dos tempos, as mulheres são submetidas às relações desiguais, de submissão, até os corpos das mulheres são vistos como propriedades dos homens”, explica a especialista.

Ainda de acordo com Sejusp, em Minas Gerais, a média de casos de violência contra a mulher até agosto de 2022 é de 11 mil casos por mês. Outro dado alarmante é a quantidade de feminicídios no estado: são 238 registrados e quase metade deles são caracterizados como consumados, com isso, Minas Gerais mantém o título de estado com maior número de crimes contra a mulher em todo país.

Leia também: Suspeito de estuprar universitária em Venda Nova é preso

Receba as notícias do Aqui de graça no seu celular. Inscreva-se.