x

Ciência

Lua de Sangue acontece neste domingo (7); veja como assistir

Eclipse total poderá ser visto de algumas partes do mundo e também terá transmissão ao vivo pelo YouTube na tarde deste domingo (7)

mm

Publicado

em

Lua vermelha
Lua de Sangue poderá ser vista neste domingo (7) | Crédito: wirestock / Freepik

Um eclipse lunar total, conhecido como a “Lua de Sangue“, está previsto para ocorrer no início da tarde deste domingo (7). Este será o eclipse lunar mais longo do ano de 2025, com a fase total durando 1 hora e 22 minutos. Durante este período, a Lua assumirá uma tonalidade avermelhada.

Este evento marca o segundo eclipse lunar de 2025, sendo o primeiro ocorrido em março. Um eclipse lunar acontece quando há um alinhamento preciso entre a Terra, a Lua e o Sol, com a Terra posicionada no centro.

Embora a sombra da Terra oculte a Lua, o satélite natural não desaparece completamente. Ele continua a receber uma porção da luz solar, que é filtrada pela atmosfera terrestre. As ondas de luz azul e violeta são retidas pela atmosfera da Terra, enquanto as luzes vermelha e laranja, que possuem um comprimento de onda maior, são refratadas e alcançam a Lua.

Esse processo confere à Lua uma coloração que lembra um pôr do sol, variando entre avermelhada e alaranjada, fenômeno conhecido como “dispersão de Rayleigh”, que também explica as cores do céu ao entardecer. A duração do eclipse está diretamente ligada à perfeição desse alinhamento: quanto mais alinhados os corpos celestes, mais tempo dura o evento.

Que horas começa?

O evento astronômico terá início por volta das 12h30, horário de Brasília, deste domingo. No entanto, este eclipse lunar total não será visível do Brasil, pelo menos não em suas fases total e parcial. Apenas a metade oeste da Austrália, partes centrais da Europa e da Ásia, o extremo leste da África e a Antártida terão a chance de observar a “Lua de Sangue” em sua totalidade. Outras regiões, como o leste da Ásia e da Austrália, África e leste da Europa, poderão visualizar as fases parciais ou penumbrais do eclipse.

No Brasil, porém, há possibilidade de observação no extremo leste do país, após o eclipse total, quando a Lua estiver nascendo no final da tarde, e apenas uma parte dos raios solares estiver sendo bloqueada (fase penumbral). Contudo, a diferença na luminosidade do satélite natural durante um eclipse penumbral não é perceptível a olho nu.

Como assistir?

Mesmo não sendo visível diretamente do Brasil em suas fases mais espetaculares, o eclipse pode ser acompanhado pela internet.

O canal oficial do Observatório Nacional no YouTube fará uma transmissão ao vivo do evento, a partir das 12h de amanhã. O eclipse penumbral terá início oficialmente às 12h28, enquanto a fase total, onde a Lua fica totalmente avermelhada, começará às 14h31 e se estenderá até as 15h53.

Acompanhe: