x

Colunistas

Cachorro pode comer ovo de Páscoa? Alimento pode trazer risco de morte

mm

Publicado

em

Reprodução - Internet

Em toda Páscoa há o aumento de consumo de chocolate, nos ovos tradicionais, nos de colher, coelhos de chocolate, corações, barras, bombons. O importante é comer o chocolate. Mas temos que reforçar que é um alimento para seres humanos e não para os cães. Nunca ofereça para seu cãozinho, especialmente os que possuem maior quantidade de cacau.

O chocolate tem uma substância chamada de teobromina, que não é metabolizada pelos cachorros e que se acumula no organismo, sendo retido por até seis dias. Quanto maior a quantidade de teobromina consumida, maior será o efeito tóxico e ficará no organismo por maior tempo.

Os sinais que o animal pode apresentar quando intoxicado pelo chocolate são, vômito, diarreia, agitação, tremores musculares, salivação e pupilas dilatadas. Tendo sintomas mais graves como convulsões, arritmias cardíacas, lesões renais, lesões pancreáticas e a morte.

Caso seu cão tenha comido chocolate e mesmo que não apresente sinais de intoxicações imediatos, leve urgentemente ao médico veterinário, para que esse possa dar suporte ao seu animal e evitar que o quadro se agrave, não espere! Se ele já apresenta sinais de intoxicação, a ida ao médico veterinário é mais necessária ainda, por não ter um antídoto, o tratamento consiste em tratar os sinais e sintomas.

Tem chocolate pra cachorro?

Há uma alternativa para os cães, os chocolates para cachorro, que deve ser fornecido em pequenas quantidades, dado a quantidade de açucares e outros carboidratos presentes em sua formulação.

Geralmente os produtos para cachorro não levam o cacau, que é rico em teobromina, então sempre confira se há ou não cacau na composição dos produtos para cães. Esses produtos geralmente que são feitos e chamados de chocolate para cachorro, possuem como ingrediente á alfarroba, que não é tóxica aos cães. 

Quer fazer sua receita de chocolate para cachorro?

Use 100g de alfarroba, cortada em pequenos pedaços.

Derreta em banho-maria 50g da alfarroba e a e adicione o restante ao que foi derretido.

Adicione coco, cenoura, beterraba e morango, que são vegetais que os cães podem comer e irão adoçar a receita. Não adicione açúcar e nem uvas. Uvas são tóxicas também e falaremos em outra oportunidade sobre outros alimentos que são tóxicos para os cães.