x

Esportes

Cruzeirenses questionam empate com o Atlético em pesquisa e diretor responde

Publicado

em

Reprodução

O instituto de pesquisa Quaest divulgou um levantamento nesta segunda-feira, 10, que aponta que o Cruzeiro e o Atlético estão empatados quando o assunto é tamanho da torcida, com 5% dos torcedores, cada. A pesquisa foi contratada pela Itatiaia e CNN Brasil.

Os cruzeirenses começaram a questionar o resultado apresentado, uma vez que o mesmo instituto colocou a torcida cruzeirense como maior, com ampla vantagem, em um levantamento do ano passado.

Em março, o levantamento foi repercutido pelo Superesportes e mostrou que a torcida cruzeirense era de 26% dos mineiros, ante 18% do Atlético.

Neste ano, a pesquisa não se limitou aos mineiros e teve abrangência nacional. Portanto cada um dos times tem 5% dos torcedores brasileiros.

“Quaest, é a mesma consultoria de pesquisas que informou há um ano atrás confirmando o Cruzeiro como a maior torcida de Minas com 26% e o Atlético em segundo com 18%. Hoje, em pesquisa feita em conjunto com a CNN e Itatiaia, eles informam que o Atlético tem a mesma porcentagem de torcida que o Cruzeiro”, postou o perfil ‘Choquei do Cruzeiro’.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, que é colunista da Itatiaia e também diretor do Instituto Galo, respondeu o perfil defendendo que a pesquisa deste ano tem abrangência nacional, o que sugere que o Atlético tem mais torcedores fora de MG do que o Cruzeiro:

Leia também: Quaest revela qual maior torcida do Brasil e tamanho de Atlético e Cruzeiro

“Um dos achados importantes da pesquisa publicada hoje é o crescimento da torcida do Atlético dentro e fora de MG. Não fizemos pesquisa específica em MG na pesquisa de hoje. Portanto, não sabemos como este número do ano passado mudou”, defendeu.

Em uma outra resposta, ele rechaçou que o fato de ser ligado ao Atlético pudesse influenciar os dados da pesquisa:

“PhD pela Universidade da Califórnia (EUA), mestre em estatística pela mesma instituição, sou professor de métodos quantitativos na UFMG. Minha seriedade e compromisso com a verdade estão acima de qualquer paixão ou interesse. Não brinco com isso, nem aceito insinuações”.